Quem somos

A Xave Gang é um coletivo artístico que surge em 2018, na cidade de Imperatriz-MA. Com trabalhos direcionados ao público jovem de periferia, o grupo se organiza como uma plataforma artística multiplinar, desenvolvendo trabalhos em torno da música (desde o rap/trap até gêneros da cultura nordestina contemporânea, como o brega funk e a swingueira), artes visuais (com desenho, pintura, colagem, fotografia e audiovisual).

Com uma visão empreendedora baseada no protagonismo da comunidade, a Xave Gang trabalha para contribuir na construção do cenário artístico em Imperatriz e região, pois muito mais do que diversão e entretenimento, a arte ocupa um lugar central na vida destes jovens, que ao produzir seus trabalhos reelaboram o significado de ser jovem periférico no  interior do Maranhão e Pará.

 

Mini-bio das artistas

Ana Mirza é o alter ego de Luiza Lepos, sua inspiração criativa. Nascida em 1993, na vila de Serra Pelada-PA, onde viveu até a adolescência, passou parte da juventude em Marabá-PA, e desde 2016 vive e trabalha em Imperatriz-MA. Socióloga de formação e artista autodidata, baseia-se nas reflexões de gênero, para desenvolver trabalhos artísticos em torno de questões femininas, com temas ligados às imposições patriarcais sobre a vida das mulheres, o controle das corpas, objetificação, heteronormatividade compulsória, e o direito à autodeterminação sexual e afetiva. Tudo isso representado através de um olhar onírico e fantasioso, que mescla corpas femininas a elementos da natureza. Com trabalhos que se inserem no campo do desenho e pintura, utiliza materiais como aquarela e tinta acrílica, além de desenho digital. Integra o coletivo XaveGang, um grupo independente e multidisciplinar que desenvolve arte em torno da cultura periférica do Maranhão e do Pará.

 

Marina Almeida Gaby, nasceu em 1991, em Marabá (PA), onde vive atualmente. Aprendiz no mundo artístico, com formações em cursos livres na área de fotografias, colagens e produção cinematográfica. Vem tendo experiência no cinema independente como produtora e atriz no curta-metragem “Em águas do Tocantins (2021). Aprofundou seus estudos em fotografias e colagens em seus trabalhos freelancer. Desde então vem desenvolvendo projetos artísticos que envolvem o uso da fotografia e desenho, sobre a temática amazônida.  Integra o coletivo XaveGang, um grupo independente e multidisciplinar que desenvolve arte em torno da cultura periférica do Maranhão e do Pará.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de UBQUB.

Join UBQUB