Agro Negócio -
PERFORMANCE Estudo da Paisagem Canavieira
Evandro Nicolau
Obra Comissionada pela Bienal de Arte e Cultura Jaboticabal Galeria
parceira: GARE GALERIA ESPAÇO DE ARTE
Transmitido ao vivo dia 7 de setembro de 2024 início: 6:00 am BRA fim: 12:00 am BRA
Síntese Conceitual
Performance artística inspirada na paisagem, nas emergências climáticas, na questão social e econômica resultante da agricultura extensiva e da sociedade da lavoura canavieira. Além dos estudos estéticos acerca do valor cultural da paisagem para um país, para uma região, para um grupo social específico, o percurso é um processo de investigação da luz, do calor, da terra e da poeira. As emoções do momento são produtos de improvisação poética e da releitura dos significados simbólicos.
“Se o passado não foi a monocultura, o futuro pode ser a floresta”.
Um personagem de terno e gravata carregando uma maleta de negócios caminha pela área rural.
Disso se constitui o desenho desta performance.
O personagem porta uma bolsa de empresário, contendo facão, celular e material de desenho, perfazendo cerca de 5 horas de duração da caminhada. O corpo em movimento vai se descobrindo em meio à monocultura, sentindo a temperatura, sentindo a caminhada, que se dá em ritmo lento, seguindo da zona rural para a cidade, traçando um desenho poético e reflexivo sobre o mundo que vivemos. Este percurso usa de processos de broadcast e sistemas de transmissão online para registrar em tempo real o percurso.
O peregrino caminha pensando em poesia e arte, em meio aos mourões do canavial, eventualmente cortando e chupando cana, realizando "coletas" artísticas como desenhos, fotografias, pequenos vídeos e áudios transmitidos em live, ao vivo, pela internet.
Comentários