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Concreto Armado II 

Performance, 2021.

Washington Pastore 

Caracterização (bodyart) com argila da região ceramista de Rio Claro, documentação fotográfica e fílmica, por: Nilton Tscherne, Patricia Aunés, Vinicius Pastore, Luis Anelli, Lu Zanollo.

A música concreta de Pierre Schaeffer ¨Étude de Bruits¨ (Estudo de ruídos) ajuda construir o conceito dessas obras, assim como foi trilha de instalação e exposição da série Concreto Armado (acrílica sobre tela, na Associação Instituto Cultural Janela Aberta, 2015), e inspiração para base da documentação fílmica da performance (2021), da mesma forma, como ilustração e inspiração o tão atual Ferreira Goulart (concretismo e neoconcretismo), em “Traduzir-se” e “Não cabe no poema”.

Traduzir-se

Uma parte de mim

é todo mundo:

outra parte é ninguém:

fundo sem fundo.

 

Uma parte de mim

é multidão:

outra parte estranheza

e solidão.

 

Uma parte de mim

pesa, pondera:

outra parte

delira.

 

Uma parte de mim

almoça e janta:

outra parte

se espanta.

 

Uma parte de mim

é permanente:

outra parte

se sabe de repente.

 

Uma parte de mim

é só vertigem:

outra parte,

linguagem.

 

Traduzir uma parte

na outra parte

— que é uma questão

de vida ou morte —

será arte?

(Ferreira Goulart)

 

Novamente Ferreira Goulart, atualíssimo:

Não Há Vagas

 

O preço do feijão

não cabe no poema. O preço

do arroz

não cabe no poema.

Não cabem no poema o gás

a luz o telefone

a sonegação

do leite

da carne

do açúcar

do pão

O funcionário público

não cabe no poema

com seu salário de fome

sua vida fechada

em arquivos.

Como não cabe no poema

o operário

que esmerila seu dia de aço

e carvão

nas oficinas escuras

- porque o poema, senhores,

está fechado:

“não há vagas”

Só cabe no poema

o homem sem estômago

a mulher de nuvens

a fruta sem preço

O poema, senhores,

não fede

nem cheira.

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